Seja bem-vindo a esse canal de
EduComunicAção Artística Ecológica!
Há 25 giros terrestres em torno do Sol o cientista Recicleinstein criou o Portal e, desde então, tenho sido enviada para a Terra com a missão de Defender a vida no Planeta!
Nós, reciclopolitanos, sabemos que essa missão é muito difícil, mas, se cada um ajudar, a gente consegue!
Participe do
DESAFIO ECOARTE DIGITAL!
VAGAS LIMITADAS!
Preencha o formulário para acessar o
curso introdutório de edição de vídeos e cards
gratuitamente para produzir conteúdos
ecoando a cultura ecológica nas redes sociais.
Confere os e-books da
Coleção Recicleide abaixo:
É possível levar a Recicleide para o sua escola, empresa ou evento.
Entre em contato para construirmos uma proposta adequada à sua realidade:
No primeiro semestre de 2024 realizamos o Projeto de Experimentação Artística Literária com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo.
A iniciativa idealizada por Karina Signori, que incorpora a personagem Recicleide, integra outros profissionais e experimentou escrever, ilustrar e organizar o acervo histórico de registros fotográficos na produção da Coleção Recicleide, composta por três livros digitais gratuitos (e-book e audiobook), a fim de ecoar a cultura ecológica, da alegria e da paz por meio da história de Reciclópolis, das músicas autorais e das andanças pelo Brasil.
Primeiro livro da Coleção Recicleide, escrito e ilustrado durante a Experimentação Artística no primeiro semestre, lançado no dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho de 2024.
Conta como é a Terra natal dos reciclopolitanos, a história da criação do Portal pelo cientista Recicleinstein e muito mais.
BAIXE O E-BOOK EM LETRA DE FORMA E COM LINGUAGEM NORMA CULTA AQUI!
BAIXE O E-BOOK ESCRITO À MÃO AQUI!
Terceiro e último livro digital da Coleção Recicleide apresenta a história desta personagem desde sua inspirAção.
Escrito durante a Experimentação Artística Literária acabou se tornando uma autobiografia, compartilhando a trajetória, as superações, os aprendizados e as motivAções.
LEITURA DO LIVRO COM AUDIODESCRIÇÃO
PARECER da Coordenação de Educação em Direitos Humanos e Diversidade
Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina
Analisando o material observamos que trabalha conceitos de Educação Ambiental, Meio Ambiente, Ecopedagogia e Cidadania, por meio de literatura infanto-juvenil.
A autora contextualiza práticas sustentáveis em uma linguagem acessível contribuindo para a promoção de ações socioambientais e a conscientização sobre a conservação dos recursos naturais.
Oportuniza o trabalho da temática da Educação Ambiental no currículo e a ampliação dos conhecimentos que contribuem para uma formação cidadã, social e ética.
Nesse sentido, o material explora e estimula a abordagem da temática da Educação Ambiental e está de acordo com as diretrizes condizentes com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina, com o Currículo Base da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Território Catarinense e com a Política de Educação Ambiental.
Nossa equipe técnica considera o material adequado para os fins a que se propõe.
Atenciosamente,
Clarice Zanetti
Coordenação de Educação em Direitos Humanos e Diversidade
Gerência de Modalidades e Diversidades Curriculares
Diretoria de Ensino
Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina
PARECER da Coordenação-Geral de Educação Ambiental para a Diversidade e Sustentabilidade
Ministério da Educação
O presente expediente trata da análise e emissão de parecer técnico em relação ao Projeto de Educomunicação Ecológica por meio da Experimentação Artística Literária Coleção Recicleide que contém três livros digitais. Em síntese, o primeiro livro, Recicleide em Reciclópolis, tem enfoque no público infanto-juvenil e conta a história de Reciclópolis (planeta fictício da história), o segundo traz composições de músicas com temas relacionados à educação ambiental, por fim, o terceiro livro é intitulado como Andanças pelo Brasil - 25 anos de histórias.
O projeto Coleção Recicleide, de acordo com Karina Signori – autora e ilustradora da obra, tem como objetivo “sensibilizar crianças, jovens e educadores sobre a importância do cuidado com a Terra, nossa mãe e casa comum, utilizando uma abordagem lúdica e educativa.” Por isso, a artista distribui o material de forma gratuita para atingir a maior quantidade de pessoas possível e conseguir sensibilizar o público em relação a temas como educação ambiental, ecopedagogia e cidadania.
O material foi produzido com apoio do edital “Lei Paulo Gustavo SC”, via Fundação Catarinense de Cultura, Governo SC, Ministério da Cultura e Governo Federal. Além disso, conta com parecer favorável para os fins a que se propõe pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.
Consideramos louvável a proposta da autora das obras literárias infanto-juvenis, uma vez que ela conseguiu elaborar um projeto de educomunicação ecológica que é acessível e relevante para uma formação cidadã e sustentável. Também, reconhecemos que as obras estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular que se orienta por princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Salientamos ainda que, a despeito do título da coleção e da personagem-tema da série ser “Recicleide” (um nome com potencial lúdico e divertido para trabalhar com público infantojuvenil), o trabalho não está focado apenas em reciclagem, mas traz reflexões, de forma pertinente, em relação aos 3 “Rs”: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, propondo ainda “Rs” adicionais: Reverter, repensar, recursar, regenerar, reconectar.
CONCLUSÃO
Diante do exposto, a Coordenação Geral de Educação Ambiental para a Diversidade e Sustentabilidade manifesta posicionamento favorável quanto à pertinência desse material educativo, desde com a devida contextualização às realidades e culturas locais, por meio da mediação pedagógica do conjunto de profissionais da educação. Contudo, a distribuição dos livros digitais nas escolas de todo o Brasil, foge das competências específicas desta pasta.
BRENDA TAYANE COSTA FLORENÇO
Técnica em Assuntos Educacionais
ALEXANDRE FALCÃO DE ARAÚJO
Coordenador-Geral de Educação Ambiental para a Diversidade e Sustentabilidade Substituto
Desafio EcoArte Literária
Contrapartida do projeto de Experimentação Artística, motivou pessoas de todas as idades a expressarem seu amor à vida por meio da escrita e/ou da ilustração, para ajudarem a Recicleide a cumprir sua missão.
Realizado nos meses de abril e maio de 2024.
E-book com a metodologia e os trabalhos apresentados no Desafio AQUI!
Recebi alguns reconhecimentos ao longo dos anos pelo trabalho como Recicleide.
É possível conhecer a trajetória da Karina/Recicleide, no livro "Recicleide: Andanças pelo Brasil - 25 anos de história":
AQUI!
Neste vídeo apresento alguns Rs vitais e urgentes para construirmos caminhos rumo à Sustentabilidade e ao Lixo Zero.
Vamos conquistar um bom futuro no presente!
Depende de cada um e de todos nós!
Projeto realizado de janeiro a abril de 2022 com apoio do edital da Lei Aldir Blanc SC 2021.
Vídeo do projeto disponível AQUI.
A seleção das músicas para a performance ou palestra é adequada ao interesse do contratante.
Temas: EcoArte, gestão de resíduos rumo ao Lixo Zero, cuidados com a Água, consumo consciente, ODS, ESG, Mata Atlântica, conexão com natureza, empatia, bom humor, emergência climática...
Entre em contato para construirmos juntos
uma proposta adequada à sua realidade.
-> Outros serviços:
saneamento ecológico (sanitário seco, compostagem, biotratamento de efluentes com círculo de bananeiras), captação e armazenamento de águas pluviais e fluviais, dimensionamento e instalação de sistema fotovoltáico Off Grid, bem como desenho-implantação-manejo de agroflorestas com o biólogo, permacultor, Márcio Mortari.
AJUDE A ECOAR A CULTURA ECOLÓGICA E DA PAZ COMPARTILHANDO OS MATERIAIS E ASSUMINDO A SUA PARCELA DE RESPONSABILIDADE.
APOIE O PROJETO RECICLEIDE PELO PIX: recicleide@gmail.com
#ecoarte #artivismo #recicleide #sustentabilidade #educomunicação #ecopedagogia #responsabilidade #cidadania #conexão #natureza #arte #alegria #gratidão