»»» Recicleide ® ::: www.recicleide.com.br
: RECICLEIDE : LIXO e CIDADANIA : VIDA SUSTENTÁVEL : BIODIVERSIDADE : ÁGUA PURA : LEIS : ECOARTE :

ÁGUA PURA

apresenta
ligações


PARCERIAS



SERVIÇOS

contatos
parcerias
anuncie
imprensa
informações gerais


INFORMATIVO MENSAL

Inscreva seu EMAIL para receber todo mês em sua caixa-postal o Recicleide Informa


CAMPANHAS


A forma com que temos lidado com as águas do planeta, nos colocam em xeque: de termos pouca para atender a todos, ou dela não servir ao nosso propósito de viver por absoluta falta de qualidade para nos saciar.

Acabamos com grande parte das nossas florestas e extinguimos assim, as nascentes que formam os rios, e com elas as nuvens que fazem chover e renovar as águas da superfície do planeta.

Hoje em dia, olhamos para os nossos rios, lagos e oceanos e constatamos a presença de lixo e águas poluídas.

A utilização dos recursos naturais de forma desenfreada, restringiu áreas imensas de florestas, que davam origem aos mananciais, ao longo dos quais as populações se estabeleciam e se abasteciam.

Nosso suprimento de água vem diminuindo em quantidade por conta desse desequilíbrio!

Além da produção de esgotos decorrentes do uso doméstico, o processo produtivo agrícola e industrial foi crescendo para suprir os mercados, aumentando os despejos de poluentes nos cursos d'água.

Isso resulta numa diminuição da qualidade da água disponível!

Além disso, temos uma distribuição desigual da água doce no planeta. E, mesmo no Brasil, apesar da grande quantidade de água superficial e subterrânea, pessoas andam quilômetros em busca de água e, bebem água de má qualidade.

Vislumbramos, enfim, mudanças visando a resolução desssa problemática, promovidas por inovações na legislação dos países, em acordos internacionais e em iniciativas da sociedade civil. Elas esbarram no desconhecimento e na falta de divulgação para o envolvimento da scociedade. Esse processo ganha frutos na educação como forma de informar e sensibilizar.

E, na utilização da educação ambiental, tendo em vista a busca de alternativas locais para possibilitar um desenvolvimento sustentável.

No sentido de compatibilizar o uso dos recursos naturais com a gestão das águas, a utilização da bacia hidrográfica como unidade geográfica, pressupõe a sua integração para estudos e planejamento, e de forma mais abrangente a sociedade e suas práticas de manejo.

A implementação dos comitês de gerenciamento de bacias hidrográficas vem ao encontro de atender essa demanda, para a melhoria da qualidade das nossas águas e da nossa vida.

Márcia Regina Pereira Tavares
ANAMA - Ação Nascente Maquiné

ligações

:::::::::::::::::::::::: 2002/2003 © RECICLEIDE.COM.BR :: Direitos Autorais Reservados ::::::::::::::::::::::::